24.8.12

Orçamento x intervenções



Levando em consideração que você já definiu as intervenções que precisarão ser feitas  e  que nós já conversamos sobre a necessidade de definir um orçamento para a reforma (post do dia 20/08), o próximo passo é distribuir os valores de modo a contemplar, se não tudo, ao menos as etapas mais importantes que o projeto vai requerer.

Quando o orçamento é pequeno, gosto de priorizar as intervenções relacionadas à reforma, às obras civis. Isso porque, como esta é uma fase mais conturbada, depois que ela acabar, os ambientes poderão ser limpos e até mesmo habitados (ainda que sem muito conforto). Portanto, é a hora de executar tudo o que for preciso. Ou você acha que, depois de estar usando o espaço, vai ter coragem de trocar o piso, por exemplo? A etapa do gesso também tem que ser executada logo, pelos mesmos motivos.

Nesta etapa inicial, o valor do investimento é menos flexível, pois os insumos e a mão de obra terão um custo com pouca possibilidade de variação. Depois, será mais fácil adaptar materiais como revestimentos e detalhes, mármores e granitos, louças e metais sanitários, ao orçamento. Assim, nada de deixar para depois. Literalmente, mãos à obra.

Mais pra frente, conversaremos sobre as demandas de um projeto bem elaborado. Bj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário