18.8.12

A escolha do imóvel



Em primeiríssimo lugar, para investir num imóvel é preciso que você pense no seu momento atual mas avalie também as suas expectativas de médio e longo prazos. Feito isso, podemos passar às considerações seguintes:

Todo projeto começa com a escolha do espaço. Pra morar ou trabalhar, é preciso definir aquele que vai se encaixar à nossa realidade levando em consideração fatores como localização, tamanho e preço. Cada um destes itens é essencial para tomarmos a decisão de comprar ou alugar e, nesta receita, um ingrediente é fundamental: paciência! Esta não pode ser uma decisão tomada por impulso e o importante é não se apressar para que pequenos detalhes não passem despercebidos e venham a se tornar um problema no futuro.

Mas vamos por partes. Quando me refiro à localização, destaco: o acesso fácil, a urbanização do local, os serviços de transporte coletivo e o comércio local. Verifique também se é um bairro residencial ou comercial, e se existe permissão da prefeitura para atividade comercial.

Gostou de determinado imóvel? Está prestes a fechar negócio? Então eu recomendo que você volte ao local em diferentes horários do dia: no início da manhã, ao meio-dia, por volta das 18 horas e por volta das 22 horas. Sei que é uma trabalheira, mas não precisa ficar lá por muito tempo, apenas o suficiente para avaliar o trânsito, o público frequentador, a incidência do sol, etc. Este tipo de visita permite descobrir, por exemplo, se existe feira livre na rua e o quanto ela influencia o trânsito local. Pode ter certeza: você vai me agradecer.

As dimensões precisam estar de acordo com as suas necessidades para que o espaço não fique sub ou super dimensionado. Mesmo quando "dinheiro não é problema", o imóvel deve ter a medida certa, pois como você sabe, cada m² tem seus custos, desde aqueles relacionados à ambientação até o valor do condomínio e IPTU, entre outros. Portanto, pra quê pagar por espaços que não serão utilizados? E, por outro lado, nada como o dinheiro bem investido, que nos recompensa com ambientes que parecem feitos sob medida para o nosso dia-a-dia.

Espero que, de alguma forma, estas dicas te ajudem a decidir com mais segurança e, acima de tudo, evitem contratempos futuros. Bons negócios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário