30.8.12

Definindo o layout do projeto


Bom, agora que o imóvel já foi escolhido, as intervenções necessárias avaliadas, e os anseios e necessidades do cliente discutidos, é hora de definir o layout. Ponto de partida para o desenvolvimento do projeto, nada deve ser feito antes que o layout seja aprovado de comum acordo entre o cliente e o profissional.

E como esta é uma etapa muito importante, o briefing do cliente somado à carga de conhecimentos técnicos do profissional devem direcionar a elaboração do anteprojeto, que deve ser discutido à exaustão. Nada de impor ao cliente como deverá ser o espaço, pois cabe ao profissional adaptar o perfil do mesmo às possíveis opções de layout, condicionando tudo à viabilidade técnico-econômica e lançando mão dos avanços tecnológicos acessíveis. E, caro cliente, nada de esperar do profissional soluções mágicas ou surreais.

A definição do layout é, geralmente, a etapa mais demorada de todo o processo e não se deve deixar passar qualquer detalhe relevante com o objetivo de economizar tempo. Avaliem, questionem, discutam, até que todas as pessoas envolvidas estejam seguras das soluções encontradas. O que pode parecer perda de tempo agora, sem sombra de dúvida vai agilizar muito na elaboração e na execução do projeto e, ainda por cima, minimizar ajustes de última hora.

Ah, é muito importante também que o cliente confie no profissional responsável pelo projeto, pois a funcionalidade de alguns itens só poderão ser comprovados depois de executados. Mais uma vez, a experiência do designer de interiores é preciosa. A sua carga de conhecimentos e criatividade o levarão a elaborar projetos inovadores, contemporâneos e tecnicamente corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário